E digo isto, para que ninguém vos* engane com palavras persuasivas....Tende cuidado, para que ninguém vos* faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo;...Portanto, ninguém vos*julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados,...Ninguém vos* domine a seu bel-prazer com pretexto de humildade e culto dos anjos, envolvendo-se em coisas que não viu; estando debalde inchado na sua carnal compreensão,
Colossenses 2:4, 8, 16, 18 - *Grifo nosso
Você é propriedade EXCLUSIVA de Deus. Por isto as escrituras sempre aconselha a não se deixar enredar por palavras persuasivas, vãs sutilezas, por forma de devoção piedosa ou nenhum outro tipo de astúcia.
Em Deus e na Sua Palavra, você tem a força e discernimento necessário para não se submeter a apelos emocionais, nem ser dominados por vãs filosofias, opiniões ou críticas. Jesus advertiu contra a perspicácia da persuasão, quando em Mateus 24:4b, disse: "Acautelai-vos, que ninguém vos engane;".
Novamente, em Colossenses, as escrituras nos adverte: "E digo isto, para que ninguém vos engane com palavras persuasivas. Cl 2:4. você precisa estar alicerçado no conhecimento da Palavra de Deus e na comunhão da oração e intimidade com nosso Pai. Em Ef 5:6a, Paulo orienta mais especificamente: "Ninguém vos engane com palavras vãs", (palavras improdutivas, negativas, infrutíferas). Estar atentos e alerta para não ser motivado a sair do percurso que Deus trilhou para cada um.
Muitas vezes, são legítimos e com boas intenções, os conselhos, mas é mais importante seguir a orientação que o Espirito Santo te dá, para que o projeto de Deus para sua vida se manifeste em plenamente, sem desvios de rota. O maior interessado em seu chamado é Deus, o dono do plano, o Senhor da "seara". Por isto Ele deseja ser seu conselheiro, seu guia, ou seja, ele deseja que você o ouça e tome as decisões segundo Sua orientação porque Ele diz: "Sob as minhas vistas te darei conselho" Sl 32:8b
Em Cl 2:8a, mais uma vez, outro aviso: "Tende cuidado, para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas,..." Muitas vezes, os "conselhos" são para agradar ao próprio íntimo, às próprias emoções. As vãs sutilezas podem demostrar uma influência de um espírito manipulador. Se você der ouvidos a este espírito, será comparado, segundo as escrituras a "uma presa" (aquilo que um animal caça para devorar). É isto mesmo, é devorada, a pessoa vira caça, uma "presa" das vãs filosofias.
Outra vez a Bíblia te diz, ninguém vos julgue ou condene, é uma forma de controle. Por isto, ainda em Cl 2: 16 diz "Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados,". Muitas vezes pessoas com medo de serem julgadas cedem ao controle do "manipulador". Que criteriosamente descreve uma situação com um ângulo totalmente invertido e deturpado, pelas próprias emoções. Pronto, deste modo é dado o julgamento. O sofisma foi estabelecido. Isto não significa, que não deva ouvir nenhuma exortação, pelo contrário, significa que você tem a capacidade para analisar a palavra que nos foi dada e reter o que for bom. A capacidade pelo Espirito Santo de fazer uma análise profunda de seus atos pela Palavra de Deus e discernir todas as coisas.
Por isto, mais uma vez é necessário que você tenha uma mente sarada, renovada pela Palavra e intimidade com Deus. Para não ser manipulado por pessoas, ou pelos próprios pensamentos, estruturados na conformidade secular e não, em uma mente transformada, pela palavra de Deus. Durante a Ceia do Senhor Jesus, Ele deixou esta ordem: "examine o homem a si mesmo".
Novamente, o Senhor te diz: vocês são propriedade EXCLUSIVA de Deus. "Importa que agrade a Deus e obedeça a Ele. "Mais importa obedecer a Deus do que aos homens. Atos 5:29"
Yorumlar