top of page
Foto do escritorJuliane Lourenço

A peneira da alma





"Jesus sabia que o Pai havia colocado todas as coisas debaixo do seu poder, e que viera de Deus e estava voltando para Deus; assim, levantou-se da mesa, tirou sua capa e colocou uma toalha em volta da cintura. Depois disso, derramou água numa bacia e começou a lavar os pés dos seus discípulos, enxugando-os com a toalha que estava em sua cintura. Chegou-se a Simão Pedro, que lhe disse: "Senhor, vais lavar os meus pés?" Respondeu Jesus: "Você não compreende agora o que estou fazendo a você; mais tarde, porém, entenderá". Disse Pedro: "Não; nunca lavarás os meus pés!". Jesus respondeu: "Se eu não os lavar, você não terá parte comigo". Respondeu Simão Pedro: "Então, Senhor, não apenas os meus pés, mas também as minhas mãos e a minha cabeça!" Respondeu Jesus: "Quem já se banhou precisa apenas lavar os pés; todo o seu corpo está limpo. Vocês estão limpos, mas nem todos". João 13:3-10

Nesta passagem Jesus explica a importância de servirmos uns aos outros, da humildade, da honra assim como Ele fez. Porém, existem tesouros escondidos (Is 45:2) em cada parábola, apólogo, citações da Palavra de Deus. Que Ele mesmo vai revelando ao seu povo. Um deles se encontra nesta passagem, e seria este mesmo que gostaria de chamar a sua atenção neste momento. Quando recebemos Jesus como Senhor e Salvador de nossas vidas, imediatamente nosso espirito , alma e corpo passam a pertencer ao Espírito Santo, passamos a uma nova realidade vivida pela fé. Porém, nossa mente precisa estar constantemente sendo purificada, limpa "Quem já se banhou precisa apenas lavar os pés." Jo 13:10a. Figuradamente,o "pés" falam sobre nossas almas (sede da razão e emoção) aquele que sofre influência direta com o "chão" (mundo) e tb com nosso espírito, no qual habita o Espírito de Deus, como garantia de Deus para nós. Nossa mente é aquela que fica em contato com todas as informações do mundo, todas as vozes (Há, por exemplo, tanta espécie de vozes no mundo, e nenhuma delas é sem significação.1 Cor 14:10).

Na mente, é que decidimos obedecer a Deus que fala no nosso Espirito, e a que ouve o mundo. Precisamos submeter nossas decisões às orientações, no nosso espírito, do Espirito Santo. Por isto é tão importante renovarmos nossas mentes, lavarmos com a água do Espírito (Há um rio, cujas correntes alegram a cidade de Deus Sl 46:4) e a secarmos ou consolidarmos com a "toalha" que está na cintura de Jesus neste ocorrido e na armadura do guerreiro descrito em Efésios: os fundamentos da verdade, "Assim, mantenham-se firmes, cingindo-se com o cinto da verdade,Ef 6:14.

Veja que Jesus tirou a tolha da cintura. A Palavra é a verdade. Em resumo: mergulhados nas águas do Espírito , "mas agora era um rio que eu não conseguia atravessar, porque a água havia aumentado e era tão profunda que só se podia atravessar a nado; era um rio que não se podia atravessar andando." Ez 47:5b e firmados na Palavra "...firma bem as tuas estacas." Is 54: 2b.

Esta é um das riquezas encobertas de Jesus quando lavou os pés dos apóstolos. "quem já se banhou, precisa apenas lavar os pés...". Quantos ensinamentos podemos aprender com o Espirito Santo através das escrituras! Quem nasceu de novo, uma coisa é necessária, lavar os "pés" com a água da Palavra. Deixando os pensamentos purificados pela palavra de Deus, afim de decidirmos o melhor para nossas vidas, traçarmos metas corretas, acertarmos o alvo, vivermos com sabedoria, remindo o tempo de maneira eficaz. Deus nos deixou uma peneira para nossos pensamentos, a peneira da alma, que está em Filipenses: "Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai." Fl 4:8



13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Quem é você?

Comentários


bottom of page